Depressão

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Ciência, Tecnologia e Humanidade

 Avanço ou Regresso do Desenvolvimento Humano?

1.
Na atual conjuntura da humanidade, há uma grande arrogância no pensamento de muitos indivíduos que se apropriam da autoria na evolução cientifica e tecnológica, a ponto de se sentirem deuses da história humana.

Seria no entanto tal evolução adquirida pela ambição humana, que estamos presenciando e usufruindo, um bem maior para humanidade? Tem sido mais benéfica ou maléfica essa evolução?
O ser humano está mais consciente de si mesmo, de sua responsabilidade ética e moral diante de seu semelhante?
Nos tornamos mais compreensivos ante os apelos e gritos de socorro do nosso próximo?
Nos tornamos mais sociáveis ou mais bárbaros que os chamados “homens das cavernas”, ou estamos muito mais piores e mais selvagens, irracionais, e incapazes de usar o bom senso que “os homens das cavernas”?
Somos mais felizes que os antigos que não desfrutaram de tanta facilidade e praticidade promovida hoje pelo avanço da ciência tecnológica? Somos
mais tolerantes? Somos mais pacientes naquilo que há necessidade de esperar?

Fato é, que: a humanidade está doente! Doente na consciência, na alma, no corpo e até mesmo, ironicamente, no intelecto. Em todas áreas do ser humano na era atual, se encontra doente e, pior que isto, os seres humanos não querem ser curados (pois o Pai Celestial já enviou a cura na pessoa de Seu Filho, Yeshua que foi crucificado). Recusam-se a ser curados da doença que os infectou: o pecado original - ganancia, egoísmo, orgulho extremo! - Porquanto, Deus disse: “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, não comereis dele, nem tocareis, para que não morrais” {para que não sejam destruídos!} (Gênesis 3, 3).

O orgulho foi o início de toda a tragédia da Humanidade, ele é a raiz de toda corrupção engendrada no ser humano. Isso começou no Éden, do ponto de vista trágico da história humana, neste plano de mundo físico e contemplável.
Como diz Salomão: “Deus fez o homem perfeito, mas eles buscaram suas próprias invenções” (Eclesiastes 7,29).

A Ciência, como foi predito pelo profeta Daniel, se multiplicou! Em todas áreas do saber. Não sou totalmente ortodoxo e pessimista assim, a tal ponto de vê unicamente o dano no avanço da Ciência e os desenvolvimentos tecnológicos que modificou totalmente a vida humana. Sei que há muitos benefícios. Entretanto, o que não houve, e de forma proposital, foi uma educação de conscientização dos danos possíveis que acompanharia todo este avanço científico e tecnológico.
Isso seria diferente, se todo o desenvolvimento cientifico tivesse ocorrido sob o temor de Deus, o Criador.
As pessoas envolvidas nas evoluções tecnológicas pensaria não somente no sucesso criativo e em toda a glória atraída para seus egos, mas também nos danos colaterais ao ser humano.

O Criador, no entanto, vendo antecipadamente o rumo que se tomaria a humanidade, falou em todos os tempos acerca do caos que se tornaria o mundo, a terra, falando também insistentemente, de seu plano infalível de restauração, resgate e reconciliação do ser humano consigo mesmo. Anunciando para tanto, um novo céu e uma nova terra para todos os que de bom grado, venham a crer e aceitar o seu resgate, submetendo-se ao molde de Sua Reconciliação através de Seu Filho Abençoado Eternamente, Yeshua o Mashiach (João 3,1-18).

O Criador planejou e realiza uma Nova Criação! (2 Coríntios 5,17). Um novo povo para Si: “... especial, zeloso e de boas obras” (Tito 2,14).
Como também, arquitetou um novo lar para o Seu povo, “novo céu e nova terra”. Os planos do Criador jamais serão frustrados! Ele criou o homem à Sua imagem e semelhança e o colocou num excelente lugar: Éden – lugar de delícia. Como o ser humano não preservou sua vida, sua conduta na vontade do Criador, se corrompendo, Deus o Criador o expulsou do Éden, se tornando habitante de uma terra comum e passível de alterações catastróficas. Pois já não eram dignos de continuar no Éden – pois lá era e está a presença do Criador.

Portanto, diz o Espírito de Deus: “... ainda há um repouso para o povo de Deus...” (Hebreus 4,9-11) Com o novo céu e nova terra (Apocalipse 21,1), criados para os Seus regenerados, reconciliados com Deus, o plano de ter o ser humano na Sua presença, num lugar de delícia e paz, será de fato concluído na Revelação de Seu Filho em Glória no fim dos tempos. E nesta degradação da criação, como está escrito: “Sabemos que até hoje toda a criação geme e padece, como em dores de parto” (Romanos 8, 22). BKJA

 – Ora vem, Adonay Yeshua Filho de Deus! (Apocalipse 22,20).

ברך הבא בשם יהוה! - Baruck Habá B’Shem Yahweh! (Bendito é o que vem no nome de Yahweh!(Salmos 118,6: Lucas 13,25).

Halleluyah. Amen.

Shalom!
Pr. Admilson Araujo Leite
Igreja Metodista em Avaré, SP.

fonte de imagem: https://www.google.com/search?q=tecnologia

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O PROPÓSITO:

QUANDO COISAS RUINS  ACONTECEM

A Bíblia revela a angustia de um justo, Jesus o Filho de Deus, que por obediência ao Pai, se entregou nas mãos de homens pecadores, sendo condenado a morte de cruz, para garantir o perdão e redenção de todos os pecadores, para todos que nEle creem e se arrependem.

Sendo bom, justo e inocente, Jesus sofreu todas as dores e injúrias, tudo porém, por uma causa maior: Deus viu na dor e injustiça causada ao Seu Filho, a melhor forma de impactar e sensibilizar o ser humano, ao olhar para o Cristo crucificado, e ver nEle os seus pecados. O livro de Isaías nos traz em detalhes esses acontecimentos:
"Mas ele foi ferido pelas nossas transg ressões, moído pelas nossas iniquidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras
fomos sarados." (Isaías 53,5).

Certa vez uma garota perguntou a seu Pai: Papai, porque acontecem coisas ruins com pessoas boas? Seu pai riu e disse: - filha, isso só aconteceu uma vez, e Ele, essa pessoa boa se ofereceu como voluntário.

A menina não entendeu ao certo o que seu pai queria dizer e ficou pensativa.
Assim como a história que o pai contou a sua filha nem sempre quando coisas ruins acontecem com pessoas boas isso quer dizer que tudo está perdido, assim como Deus tinha um plano na vida de Jesus, existe também um propósito na vida de toda a humanidade.

Todos os homens e mulheres de fé registrados na Bíblia como exemplos de fidelidade a ser seguidos por nós hoje, todos sem exceção, foram provados e tiveram suas angústias e decepções na vida; mas não desistiram, perseveraram até o fim, crendo na misericórdia e justiça de Deus. Cf: (Hebreus 11).

Que você possa entender que até mesmo em meio ao sofrimento os planos de Deus estão a nossa volta e cabe a nós entendermos, aceitarmos e vivermos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Que você possa viver a partir de hoje essa realidade na sua vida!

      Shalom!

Marcos Vinícius & Admilson Leite

sábado, 2 de novembro de 2019

Faça a Diferença: Supere os desafios!


Faça a Diferença: Supere os Desafios!

Algumas pessoa diante das dificuldades e decepções da vida logo desistem e se entrega ao fracasso, ao comodismo, não lutando por mais nada e, em alguns casos desistem até da própria vida.
Mas para as pessoas que têm uma fé viva, ativa no Deus Criador, não podem jamais aceitar esses pensamentos destrutivos e malignos.
De forma bem didática, aconselho algumas reflexões para você lutar contra esses pensamentos autodestrutivos:

1. Não olhar para sua pequenez, não ver apenas as dificuldades, "incapacidades" para viver se vitimando (não se vitimize!). Pelo contrário, como está escrito: "Tiraram força da fraqueza..."(Hb 11), faça surgir das dificuldades, oportunidades!!  Tenha uma visão de futuro onde ninguém enxerga saída, use a fé!

2. Invista nos estudos... as oportunidades surgirão quando estivermos preparados e acreditando que somos capazes de assumirmos tal responsabilidade (oportunidade). "Entendi que o sábio tem olhos que enxergam melhor e além, mas o tolo tateia pelas trevas; entretanto, notei que ambos têm a mesma sorte." (Ecl 2,14).

3. Nossa superação (história de vida) será uma ferramenta de motivação para outras pessoas que precisam de inspiração e de muito incentivo nalgum futuro ou, no presente, tendo você já superado (exemplo dos pais na fé, Hebreus 11).

4. É fundamental se levantar da "cadeira" do comodismo e usarmos a capacidade experiencial, intelectual, criativa e espiritual que já adquirimos na vida e fazermos a diferença onde estivermos, sendo luz na escuridão. Acreditar que podemos fazer o que ninguém acreditou que seria possível. Pois os que estão em Cristo, são diferenciados: "Vocês são a luz do mundo..." (Mt 5 14).

Concluindo, "A fé é a certeza das coisas que se espera, e a convicção daquilo que não se vê" (Hb 11).
É preciso acima de tudo, crer e confiar em Deus, em Sua realidade e sua contínua providência para sobrevivência nossa; que Ele está de fato, sustentando cada ser vivo.
Crer, confiar em si mesmo, em sua capacidade proveniente do Criador, é sem dúvida, a chave que nos dará acesso a tudo quanto está "pré-disponível", a todos os que não desisti de si mesmo e muito menos do Pai, o Criador. Aquele que nos ama e, portanto, cuida de todos nós sem exceção.

Shalom!

Admilson Araujo Leite
Teólogo & Psicopedagogo

Você precisa ler este Artigo!

SHAVUOT | Pentecostes

    Festa das Colheitas   No calendário bíblico judaico ( 6/7 de Sivan, 5784 , 1° dia de festa), ao por do sol desta quinta feira 25 de mai...

Conheça este texto...