Depressão

quinta-feira, 25 de maio de 2023

SHAVUOT | Pentecostes

   Festa das Colheitas 

No calendário bíblico judaico (6/7 de Sivan, 5784, 1° dia de festa), ao por do sol desta quinta feira 25 de maio de 2023 (calendário gregoriano), é a celebração da festa das semanas, chamada também, de festa das colheitas (pentecostes).

Esta é uma das festas determinadas por Deus para ser celebrada pelo seu povo de geração a geração, que ocorre 50 dias depois da Páscoa.

Segundo a tradição judaica, nesta data foi dada a Torah (As Leis/Instruções) a Moisés; e foi exatamente nessa data festiva que se cumpriu a promessa do derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos de Yeshua o Nazareno (Jesus).

A Lei de Moisés foi selada e firmada na carne e, com aspersão de sangue (Êx 24,8; e Hb 9,19). E o rosto de Moisés resplandeceu ao receber a Torah, é a confirmação e renovação da Aliança de Deus com a descendência de Abraão, com o qual já havia firmado um uma Aliança à centenas de anos.

A Lei de Yeshua, foi firmada pelo seu próprio sangue, sendo representado primeiro, simbolicamente, pelo cálice da ceia de Pêssach (Páscoa) (Mc 14), tendo sido concluído em sua morte na cruz (João 19,30), e pelo seu Espírito - a lei do Espírito se vida (Rm 8,2; At 2), O Espírito que vivifica, que dá a vida (At 1,8). Deus havia prometido firmar sua Lei na mente e no coração de seu povo, a renovação definitiva de Sua Aliança (Jr 31,31).

Moisés foi o mediador e redentor provisório de uma nação e de outros povos minoritários que se converteram ao Deus dos Hebreus saindo juntos do Egito; e foi uma redenção geográfica, sendo que nem ele mesmo pode entrar na terra prometida por Deus, a ele e à toda a nação.

Yeshua foi e é o Redentor definitivo, eterno, de Israel e de  todas às Nações, povos, tribos e línguas! De todo aquele/a que crer no Seu Nome e na Sua justiça pela morte na cruz e na sua ressurreição (Jo 3,16-18; Mt 28; Mc 16; Lc 24,36-43).

Em suma, o Pentecostes, a festa das colheitas, é um momento de celebrar os frutos de justiça, primeiro, por meio de Jesus, e depois, pela semeadura que cada um de nós têm semeado no Reino espiritual de Deus neste mundo. É tempo de refletir com mais intensidade à nossa fé e prática de boas obras diante do Dono da seara na Terra, Jesus, Deus.

Que Deus no Cristo Jesus, nos conceda Graça infinita para honrar Sua  misericórdia manifestada a nós por meio de Seu Filho, o Cristo Jesus, nosso Salvador. Amén.

Shalom!

Instagram:

@admilsonleite

@dleite.saber

#dleitesaber #hebraico #Bíblia #torah #Shavuot #pentecostes #Israel #Jesus #Jerusalém #Brazil #redenção #graça #Cristo

Você precisa ler este Artigo!

SHAVUOT | Pentecostes

    Festa das Colheitas   No calendário bíblico judaico ( 6/7 de Sivan, 5784 , 1° dia de festa), ao por do sol desta quinta feira 25 de mai...

Conheça este texto...