Depressão

quinta-feira, 25 de maio de 2023

SHAVUOT | Pentecostes

   Festa das Colheitas 

No calendário bíblico judaico (6/7 de Sivan, 5784, 1° dia de festa), ao por do sol desta quinta feira 25 de maio de 2023 (calendário gregoriano), é a celebração da festa das semanas, chamada também, de festa das colheitas (pentecostes).

Esta é uma das festas determinadas por Deus para ser celebrada pelo seu povo de geração a geração, que ocorre 50 dias depois da Páscoa.

Segundo a tradição judaica, nesta data foi dada a Torah (As Leis/Instruções) a Moisés; e foi exatamente nessa data festiva que se cumpriu a promessa do derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos de Yeshua o Nazareno (Jesus).

A Lei de Moisés foi selada e firmada na carne e, com aspersão de sangue (Êx 24,8; e Hb 9,19). E o rosto de Moisés resplandeceu ao receber a Torah, é a confirmação e renovação da Aliança de Deus com a descendência de Abraão, com o qual já havia firmado um uma Aliança à centenas de anos.

A Lei de Yeshua, foi firmada pelo seu próprio sangue, sendo representado primeiro, simbolicamente, pelo cálice da ceia de Pêssach (Páscoa) (Mc 14), tendo sido concluído em sua morte na cruz (João 19,30), e pelo seu Espírito - a lei do Espírito se vida (Rm 8,2; At 2), O Espírito que vivifica, que dá a vida (At 1,8). Deus havia prometido firmar sua Lei na mente e no coração de seu povo, a renovação definitiva de Sua Aliança (Jr 31,31).

Moisés foi o mediador e redentor provisório de uma nação e de outros povos minoritários que se converteram ao Deus dos Hebreus saindo juntos do Egito; e foi uma redenção geográfica, sendo que nem ele mesmo pode entrar na terra prometida por Deus, a ele e à toda a nação.

Yeshua foi e é o Redentor definitivo, eterno, de Israel e de  todas às Nações, povos, tribos e línguas! De todo aquele/a que crer no Seu Nome e na Sua justiça pela morte na cruz e na sua ressurreição (Jo 3,16-18; Mt 28; Mc 16; Lc 24,36-43).

Em suma, o Pentecostes, a festa das colheitas, é um momento de celebrar os frutos de justiça, primeiro, por meio de Jesus, e depois, pela semeadura que cada um de nós têm semeado no Reino espiritual de Deus neste mundo. É tempo de refletir com mais intensidade à nossa fé e prática de boas obras diante do Dono da seara na Terra, Jesus, Deus.

Que Deus no Cristo Jesus, nos conceda Graça infinita para honrar Sua  misericórdia manifestada a nós por meio de Seu Filho, o Cristo Jesus, nosso Salvador. Amén.

Shalom!

Instagram:

@admilsonleite

@dleite.saber

#dleitesaber #hebraico #Bíblia #torah #Shavuot #pentecostes #Israel #Jesus #Jerusalém #Brazil #redenção #graça #Cristo

segunda-feira, 3 de abril de 2023

Entrada de Jesus em Jerusalém

                                 O filho de David!



A entrada de Jesus o Nazareno, na cidade do Rei, Jerusalém, foi percebida pelos seus seguidores mais atentos à sua mensagem, como um momento marcante de um cumprimento profético. Nem todos compreenderam esse momento triunfal e tão simples, humilde, Jesus entrando na cidade gloriosa, montado em jumento.

Os que entenderam à mensagem, sabiam que havia chegado o Messias, o descendente do rei David, como estava nas profecias; a vinda de um rei poderoso, mas também humilde, segundo o profeta Miqueias cp.5, cujo cumprimento, será por etapas. Os que não entenderam o cumprimento profético, criticavam as pessoas que gritavam: "Salvação agora pelo (do) filho de David!". Ou numa outra forma de tradução: "Salva-nos, agora (por favor)! Oh, filho de David". Os que criticavam, não criam num Messias simples, sem apresentar-se de forma ostentosa.

O clamor do povo reconhecendo e venerando o rei  descendente de David, repetindo as palavras do rei David no Salmo 118,25,26. 

Depois de ser reconhecido e louvado como rei, na mesma semana foi humilhado por aqueles que não creram, nem reconheceram-no como o rei ungido e enviado por Deus (por decreto de Deus Is 53,10); foi julgado, acusado injustamente, condenado à morte de cruz.

Mas como profetizou o rei David, noutro salmo: "Pois não deixará  a minha alma no sheol; e nem o teu santo veja a decomposição" (Sl 16,10).

Ele ressuscitou ao terceiro dia e foi gloficado pelo Pai.


Por fim, resta uma pergunta a ser feita e uma resposta a ser dada a cada um de nós: Você (nós)está entre os que creram na mensagem de Jesus e o recebeu como rei de suas vidas, ou você faz parte do grupo de pessoas que sempre estão em busca de sinais ostentosos para que assim possam crê na mensagem e em Deus, e que vivem a vida criticando os que já creram no Messias Yeshua (Jesus)?

Ou seja, de qual grupo você faz parte: dos que creem ou dos que só criticam?

Estamos na semana de Pêssach! (Páscoa). Reflitamos, portanto, como estamos diante do Cristo Jesus e de sua mensagem. Sejamos mais adoradores, e não criticadores (murmuradores). Mais crentes, e não incrédulos.

Que o Deus bendito e Pai te abençoe e te guarde no nome de Yeshua o Messias. Amen.

(Admilson  Leite)

#Yeshua #Jesus #Salvação 

Você precisa ler este Artigo!

SHAVUOT | Pentecostes

    Festa das Colheitas   No calendário bíblico judaico ( 6/7 de Sivan, 5784 , 1° dia de festa), ao por do sol desta quinta feira 25 de mai...

Conheça este texto...